segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Quarto Encontro

Da aula do dia 01 de Setembro o que me chamou mais atenção foi que passamos da Era Industrial para a Era Digital e, no entanto, a escola continua dentro da lógica que era própria da Era Industrial, massificação e repetição dos conhecimentos.
A escola ainda não percebeu as possibilidades que as tecnologias contemporâneas trazem de uma nova construção do saber : um saber construído dentro da perspectiva da inteligência coletiva, como chama Pierre Lévy.
O que me fez retornar as mesmas perguntas suscitadas, em mim, pela discussão da aula passada: Qual o papel da escola? Para que ela serve? E para quem ela serve?

3 comentários:

Adna Lima disse...

SABE O QUE EU MAIS ACHO INTERESSANTE É QUE TUDO ISSO ESTAVA EM FOCO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA, RETORNARAM EM CURRICULO, NOS PERSEGUIU EM AVALIAÇÃO E NOS MARTELA O PENSAMENTO DE NOVO... AS MESMAS PERGUNTAS, AS VEZES PENSO QUE VAMOS NOS FORMAR E AS PERGUNTAS CONTINUARAM AS MESMAS, ISSO PRA MIM É MAIS COMPLEXO QUE UM MISTERIO DE CONAN...KKKKK
E TALVEZ POR ISSO SEJA TÃO APAIXONANTE PRA MIM....

DAN SAAS disse...

De fato, como disse a prof.ª Bonilla, a Educação / a tecnologia não é neutra. Assim como nós não somos.
Desta forma precisamos sim, como você propõe, discutir para quem e para que elas estão servindo.
Podemos encontrar recursos para esse debate nos diversos campos assim como sugeriu Adna, sociologia, curriculo dentre outros...
Seria benéfica a convergência das contribuições destes campos pois acopladas teremos um panorama interessante e que nos facilitaria a compreensão ética e histórica do uso das tecnologias na prática educativa.

Bonilla disse...

Olá Andrea, percebo que vc já entrou no movimento reflexivo sobre o papel da escola e das tecnologias no contexto educativo. Aprofeite todas as inquietações para trazer novos elementos e temas para teu blog, e assim qualificar o debate. Os questionamentos são fundamentais, mas não fique presa a eles. Traga pistas para possíveis respostas, ou pelo menos para contribuir com o debate.