quarta-feira, 26 de novembro de 2008

COISAS MINHAS TALVEZ VOCÊ NEM QUEIRA LER

FORMIGAS/ABELHAS X O HOMEM

Não entendo porque o homem se auto-intitula Homo sapiens ( que em latim que dizer homem sábio, homem racional) se ele nem ao menos conseguiu chegar ao nível das formigas e das abelhas que são animais realmente sociais onde cada um desses insetos na sua colônia ou colméia tem sua função para que aquela sociedade possa sobreviver, para o bem de todos. E nós - Homo sapiens?? Será que estamos preocupados com o bem de todos ou com o nosso bolso?? Não consigo entender como um ser "tão" racional explorar, excluir e matar de fome seus semelhantes por "um pedaço de papel" que alguém disse que vale alguma coisa.

Andréa Rodrigues Santos

7 comentários:

Isabela Lacerda disse...

Pois bem "dona Déa", isso que você falou sobre o comportamento das formigas e abelhas pode se completar no vídeo que postei hoje. É longo mas vale a pena.

http://isabelaufba.blogspot.com/2008/11/isso-d-um-n-na-cuca.html

O homem é tão evoluído em relação aos animais na questão "inteligência" mas está precisando ser só mais um pouquinho "irracional" para tentar alcançar a grandiosidade daqueles em suas relações sociais!

Anônimo disse...

Andrea, acredito que caminhamos para sermos formigas, mas o trem ruim é que temos inteligencia e junto com elas outras qualidades como a ambição, a curiosidade, a liderança, a inveja e por aí vai mas um dia acredito chegaremos lá.

... disse...

Penso que seria difícil não querer ler o que você escreveu. Primeiro pela genialidade na escolha das palavras e de seu argumento. Segundo que você levanta uma questão muito importante. Penso que o homem atingiu um nível de inteligência tamanha, que é incapaz de pensar de forma coletiva, pois, como colocou Fátima, junto com essa inteligência, ven outros sentimentos como o egoísmo, ambição, a liderança...

Sulane disse...

O homem não pode ser nunca comparado com as formigas e abelhas, pois estes trabalho em conjunto: cooperação. Já os homens seguem o modo de produção capitalista,que é o grande causador das maselas sociais: exclusão, exploração e miseria.
As chances não são iguais para todos e a desigualdade social é tremenda, enquanto a classe salarial busca melhores condições d trabalho o dono da produção busca a redução de custo e a maximização do trabalho.
Enquando esse modo de produção imperar na nossa sociedade, os homens continuaram reproduzindo o egoismo e individualismo.

Gostei muito da sua reflexão.

Bonilla disse...

Gostei do blog Andréa,
foi através de teus escritos que consegui te conhecer um pouco melhor (até pq em aula vc fala muito pouco, hehehehe....). Veja que nos posts chamados "coisas minhas talvez vc não queira ler" vc efetivamente se mostra. Muito legal isso... Poderia ter explorado mais essas "coisas tuas"...
Parabéns!!!!

Maybe Tomorrow disse...

Obrigada!!!
Ficou muito feliz por isso!!!!

Adna Cunha disse...

oi, déa!!!

ainda não tinha lido essa postagem.
Acheia interessante, falar de coisas tão complexas como são as relações sociais de uma forma tão simples, é encantador. não concordo que o sistema capitalista seja o grande causador das mazelas sociais. se pensarmos bem, nos perguntaremos quem criou esse ssistema?
Entende? Não adiantea culpar um sistema sem dar credito aos fundadadores do mesmo. Fomos nos homos Sapins, nos que criamos e divulgamos um sistema economico ""desumano e cruel"".
Não somos formigas nem abelhas, talves meio gafanhotos. O que quero dizer é que no fim das contas creio que a grande diferença entre nos e as formigas no que tange a orgaização social, é o medo que temos do outro e as relações sociais. Medo que o outro tenha mais ou possa mais a ponto de dominar sobre nos, então SEMPRE ou quase sempre terminamos entrando no jogo da manipulação da a,bição que nos leva as mazelas sociais.

adna