segunda-feira, 3 de novembro de 2008

I Congresso de Tecnologias na Educação

Participei do dia 27 de Outubro ao dia 01 de Novembro do I Congresso de Tecnologias na Educação
e através do mesmo pode repensar temas vistos na disciplina EDC 287 e também entra em contato como novos temas e reflexões referentes a "Tecnologias na Educação". Mas antes de comentar as contribuições que foram dadas a mim pelo aludido congresso e as contribuições que pude dar no mesmo, gostaria de dizer que foi muito bom participar do mesmo pelo contato com pessoas de todo o Brasil - pessoas que pensam sobre essa temática -, pela oportunidade que o mesmo nos proporciona de realmente participar - diferente de palestras ou mesmo congressos.
Feitas essas considerações gostaria de apresentar as contribuições (que dei e foram dadas a mim pelo congresso, na realidade elas se misturam):

1-) Pode perceber que com as possiblidades de acesso à informação no cyberespaço, todos transformaram-se em detentores do conhecimento. E, portanto, a escola e o professor perderam a sua posição de detentores, de monopolizadores do conhecimento. Mas, acredito que mesmo assim a escola e os professores não perderam a sua importância dentro do processo educativo, pois essa instituição e esses profissionais, nesse contexto contemporâneo, tem um papel fundamntal de mediação do conhecimento construído pelos seus alunos através do cyberespaço. Já que provavelmete esse conhecimento será sincrético e não-organizdo inicialmente e, com a mediação do professor, esse mesmo conhecimento poderá converte-se em um conhecimento sintético e mais elaborado; ampliando dessa forma as possibilidades de reflexão e ação desses alunos;

2-) Mas, para isso, é preciso que os professores ensinem seus alunos a pesquisar no internet até para os últimos perceberam as possibilidades que o ambiente virtual pode proporcioná-los as quais vão muito além do "copiar-colar";

3-) E para ajudar os professores nessa nova tarefa, ou melhor, nesse novo papel em relação ao processo educativo; encontrei no aludido congresso uma bela sugestão: a reflexão entre professores em blogs. Considero isso porque acredito que a troca de experiências entre indivíduos de uma mesma profissão é mais eficiente do que a formação contínua no seu modelo formal visto que as experiências, os conhecimentos trocados pelos professores através dos blogs são oriundos da própria prática desses profissionais e, portanto, constituíssem em conhecimentos muito mais legítimos e válidos. Por esse motivo, penso que a reflexão entre professores em blogs traz novas e promissoras possiblidades para a formação desse profissional e, consequentemente, para a ressignificação das suas práticas educacionais.

2 comentários:

DAN SAAS disse...

Sem dúvidas Andréa...
O congresso contribuiu e muito para quem pôde aproveitá-lo de verdade! Eu tentei participar o máximo que pude. Postei..li..Foi muito bacana.
Imagino que você também foi uma das que curtiram essa possibilidade de interagir quando e onde tinha possibilidades...

Nayara Moura disse...

Que mundo novo hein?
Pra mim foi fantástico participar de um congresso on line e mergulhar nos temas que nos foram apresentados. Sensacional!