quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Sobre a televisão

Esse meio de comunicação, segundo Toscano, se impõe a partir da Segunda Guerra Mundial, tendo depois alcançado um rápido progesso: hoje podemos ver instantaneamente o que se passa a milhares de quilômetros de distância. Toscano ainda fala que a TV é uma combinação do rádio com o cinema. No entanto, Marilena Chauí amplia essa definição, pois, para ela, a televião é um meio de comunicação que "pega emprestado":
- do jornalismo, a idéia de reportagem e notícia;
- da literatura, a idéia de folhetim novelesco;
- do teatro, a idéia da relação com o público presente;
- e do cinema, os procedimentos com imagens.
Do ponto de vista da educação, Toscano afirma que esse meio de comunicação tem um papel positivo, mas ao mesmo tempo - com seu uso indevido - pode trazer vários perigos. Esses perigos dos quais Toscano fala são chamados, por alguns autores e pelo senso comum, de deseducação promovida pela televisão. Mas gostaria de mostrar o contrário - a televisão educa - através do artigo A deseducação educativa do jornalista Eugênio Bucci.
Para mostra que a televisão educa Eugênio Bucci considera que a origem etimológica da palavra educação está na junção de ex ( que quer dizer fora, em latim) com ducere (levar, conduzir), ou seja, educar seria conduzir para fora ou numa adaptação mais simples utilizada por esse autor, educar seria levar para.
Assim sendo a televisão tem uma função educativa, conforme Bucci, pois ela leva os telespectadores:
- ao consumo/consumismo;
- a ter determinados comportamentos;
- a seguir determinados padrões de beleza;
A televisão também educa quando:
- formar e orientar opiniões;
- banalizar a violência e o sexo.
Vocês devem estar se perguntando como assim? como a tv pode ter uma função educativa?Por isso trarei a seguir alguns exemplos.
A educação dada pela televisão para o consumo é fácil de ser entendendida, o custo das instalações de televisão é tão elevado, como aponta Chauí, que para se manter as emissoras precisam ser financiadas por empresas e, por isso, para atender aos interesses econômicos desses patrocinadores essas emissoras têm que veicular comerciais e publicidades dos produtos dessas empresas. E esses comerciais e publicidades acabam educando os telespectadores para consumir.
Outro exemplo da função educativa da televisão é o fato da televisão educa para que certos padrões de beleza sejam seguidos, isso é o que mostram estudos que revelam que tem aumentado os casos de Bulimia e de Anorexia Nervosa porque as mulheres estão sendo influenciadas pelas imagens televisivas de mulheres magras, ou seja, as mulheres estão sendo educadas pela televisão para adotar esse padrão corporal de beleza. Enfim, é por isso que Bucci - e eu concordo com ele - considera que a televisão educa ( mesmo que não seja da forma que consideramos adequada).
E é por causa do que Toscano chama de perigos trazidos pelo uso indevido da televisão ou da deseducação promovida pela TV( como alguns autores ainda usam) ou nos termos de Bucci, da educação dada pela televisão que alguns autores - entre esses Moema Toscano - consideram que cabe ao Estado controla a televisão. Mas aí me questiono: tendo controle desse meio de comunicação, o Estado não iria também educar os telespectadores da forma que lhe convém? ou ainda isso não seria um tipo de censura?
Já outros autores, como Hugo Leonardo Fonseca Silva no texto A indústria cultural e educação infantil: o papel da televisão, acreditam que diante dos perigos, da deseducação ou da educação da televisão( para usar todos os termos usados durante essa postagem, porém lembrando que concordo com Bucci); cabe á escola e aos educadores ensinar as crianças a ver TV de maneira reflexiva e crítica. Mas me pergunto: se a escola e os educadores estão preparados para isso já que como aponta Francisco Gutiérrez a escola tem conteúdos fechados - sem relação com a vida dos alunos - e ainda já que a escola não parece querer "estabelecer relações" com os programas que passam na televisão.

Andréa Rodrigues Santos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- TOSCANO, Moema. capítulo 11- Educação e comunicação social; parte III - As instituições sociais básicas; in Toscano, Moema. Introdução à Sociologia Educacional, Petropólis, Vozes, 1984, pp. 119-127

- CHAUÍ, Marilena. Os meios de comunicação; capítulo 21 - O universo das artes; in MARILENA,Chauí. Filosofia, São Paulo, Ática, 2004, pp. 157-160

-SILVA, H.L.F., Indústria cultural e educação infantil: o papel da televisão. Revista da UFG, vol.5, no.2, dez.2003 online ( http://www.proec.ufg.br/)

http://www.colegiodante.com.br/interfaces/WebQuest/weblogica/Texto1.htm

3 comentários:

Isabela Lacerda disse...

"cabe á escola e aos educadores ensinar as crianças a ver TV de maneira reflexiva e crítica. Mas me pergunto: se a escola e os educadores estão preparados para isso"... Déa, ótima reflexão essa que você postou!! Ouvi Bonilla falar uma coisa que encaixa perfeito aqui: "mas quem disse que a Televisão tem que ser educativa? A televisão foi criada para ser um meio de entretenimento!". A tv realmente não tem obrigação de educar já que isso é tarefa da Escola e Família. Ela educa também, mas não é exclusivamente ela, a todo momento estamos em contato com possibilidades de "educação", porém, nós nos permitimos escolher como seremos educados. Não é papel da Tv selecionar a melhor educação para um ou para outro. O melhor para cada um é uma questão individual e particular.
O bom da educação é isso: ela não se esgota! A todo momento estamos aprendendo algo mais. Mesmo passando um semestre "aprendendo sobre", chegamos aqui e encontramos idéias que nos levam a novos questionamentos. E a "maquina" não pára...
Não posso passar sem lembrar meu excelente professor de História, Cláudio, do 2º grau que nos alertava à criticidade: "Vocês têm de aprender a enchergar por traz dos bastidores!"

Bonilla disse...

este texto é teu? ou de algum outro autor que vc incorporou no teu blog?

Maybe Tomorrow disse...

É meu!Construí com base na bibliografia aqui apontada.