terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sobre o Livro - O livro impresso está se tornando obsoleto??


O livro impresso foi por muito tempo o principal meio de difusão de conhecimento. Se alguém queria conhecer, saber sobre algo recorria ao livro.
Só que com o advento da internet isso se modifica, pois a internet é uma outra plataforma para textos, para o conhecimento. Logo, os livros perdem sua hegemonia anterior.
Mas não foi só isso que a internet possibilitou, ela trouxe uma nova forma de texto, de produzir conhecimento; através do hipertexto que é um documento eletrônico que se conecta com outras fontes através dos links e se esses links levarem a imagens e sons além dos textos, fala-se em hipermídia que é justamente uma associação entre hipertexto e multimídia
Eu falei em uma nova forma de texto, de produzir conhecimento porque, com o hipertexto e a hipermídia, o leitor é que vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe com o esquema rígido de leitura linear imposto pelos autores dos livros impressos, dos textos tradicionais.
Além disso, a evolução da internet permitiu o surgimento do livro digital que são livros disponibilizados na íntegra em formato digital.
Então diante dessas novas formas de se produzir o conhecimento - hipertexto, hipermídia e o livro digital - acredito sim que podemos nos perguntar se o livro impresso está se tornando obsoleto, mas não acredito que a resposta para essa pergunta seja no momento "sim". Porque ainda existe uma cultura muito forte em torno dos impressos (eu mesma ainda não consigo ler na tela, preciso imprimir o texto a ser lido; pois sinto a necessidade de manuseá-lo, grifar para facilitar a localização dos enfoques mais importantes); as tecnologias ainda custam caro( questões cultural e ecomônica) e essa última questão leva a uma outra razão que justifica responder "não" a essa pergunta porque isso dificulta o acesso das pessoas a internet e, consequentemente, as aludidas possibilidades trazidas pela mesma as quais podem a longuíssimo prazo torna o livro impresso realmente obsoleto - ou não. E você, acha que o livro impresso está se tornando obsoleto?? responda essa pergunta na enquete ao lado.

4 comentários:

Adna Lima disse...

primeiro , parabêns pela boa expossição do trabalho segunda, arrasaram.
segundo , concordo que o livro não perderá espaço tão facíl. é uma cultura secular. quando leio necessito do toque, dá textura no papel, e até brinco que se livro tivesse gosto (bom) eu comia.
Claro que muita gente prefere ler na tela, mas gosto é que nem umbigo cada um tem o seu.
acho que a Internet, o computador não vinheram pra substituir o livro, nem as bibliotecas, é algo a somar e não para tomar o lugar de ninguém..

bjo Deia.

Ana Amélia disse...

O livro impresso ainda tem seu lugar, pois as pessoas não estão culturalmente preparadas para utilizar as novas tecnologias

Nayara Moura disse...

Oi Dea!!
Acredito que apesar das novas tecnologias estarem em alta, o livro impresso continuará sendo utilizado, e para que este se torne obsoleto, o que na minha opinião não acontecerá, seria uma caminhada bem longa.

Sulane disse...

Eu acredito que não!
Os livros são os meus companehiros de longas datas e tornas minhas viagens mais curtas.Não gosto de ler na tela, mais isso é questão de tempo, porém jamais abandonarei os meus velhos companheiros